Elencamos as principais dúvidas para tirar nas consultas e te ajudamos a escolher um bom profissional
A decisão de realizar uma cirurgia plástica já foi tomada, agora, está na hora da consulta com cirurgião plástico. Mas como se preparar para esse importante momento?
É comum que existam algumas dúvidas antes de qualquer procedimento, ainda mais quando ele envolve uma intervenção cirúrgica para estética. Saiba agora quais são as principais questões que devem ser levantadas em uma consulta com um cirurgião plástico e como é possível escolher o melhor profissional para esse momento.
Escolhendo o cirurgião plástico certo: qual o melhor caminho?
Pesquisando a credibilidade e experiência do cirurgião
Para uma primeira consulta com cirurgião plástico, é muito importante entender se aquele profissional é capacitado para cuidar do seu procedimento. Isso porque são necessários diversos anos de estudo, além da faculdade de medicina, para ser um bom cirurgião plástico.
Pesquise sobre as qualificações profissionais, estudos e frequência desse cirurgião em congressos de atualização para se certificar de que aquele será o melhor profissional para você.
Verificando as certificações e afiliações profissionais
Um bom cirurgião plástico deve ser credenciado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Isso indica que ele realizou uma prova para que a sociedade se certificasse de que ele tem os conhecimentos necessários para fazer parte desse seleto grupo de profissionais.
Lendo avaliações e depoimentos de outros pacientes
Além de conhecer melhor sobre o cirurgião, antes de ir à consulta com cirurgião plástico é importante ter algum repertório sobre os pacientes que ele já atendeu. Verifique se existem opiniões dos pacientes na internet, além de tentar buscar conhecidos que já tenham se consultado com aquele profissional.
Verifique a quantidade de consultas
Um bom profissional precisa ser responsável com o seu paciente e oferecer mais do que uma consulta com cirurgião plástico. O ideal é ter três consultas pré-operatórias: uma para a análise, outra para o retorno e a última pré-cirurgia.
Depois, outras seis consultas são necessárias após a cirurgia em um período que pode ir até o primeiro semestre do pós-operatório.
Preparando-se para a consulta com o cirurgião plástico
Identificando suas preocupações e objetivos em relação à cirurgia
Pense primeiro no que mais te aflige e nas dúvidas que podem surgir quanto aos prós e contras do procedimento. Faça essa análise pessoal e, então, se prepare para o próximo passo antes de alinhar as suas expectativas com a do profissional.
Preparando uma lista de perguntas para o cirurgião
Algumas das perguntas que precisam fazer parte da consulta com cirurgião plástico são:
- Quais os riscos da cirurgia?
- O que preciso fazer antes do procedimento?
- Terei segurança no centro cirúrgico escolhido?
- O que posso esperar do resultado final?
- A minha decisão está segura o suficiente?
Obtendo informações sobre o procedimento e os cuidados pós-operatórios
Para saber se você conseguirá cumprir com todas as orientações pós-cirúrgicas, primeiro é preciso alinhar quais são elas antes do procedimento. Saber como se cuidar é fundamental para chegar aos melhores resultados.
O plano de tratamento deve ser feito na consulta com cirurgião plástico. Aqui na OC Clinic, essa consulta leva em média uma hora, para que as expectativas quanto aos resultados, orçamentos e cuidados estejam alinhadas antes da cirurgia.
Durante a consulta com o cirurgião plástico
Discutindo as expectativas e resultados realistas
Ter em mente a previsão dos resultados e estar alinhado às expectativas é fundamental para uma cirurgia de sucesso. Alguns resultados podem não ser alcançados por diversos motivos, por isso, um bom médico alinha as expectativas reais com o paciente.
Examinando os riscos e possíveis complicações do procedimento
Toda cirurgia plástica envolve algum tipo de risco que precisa ser discutido na consulta com cirurgião plástico. Por isso, é importante realizar o procedimento em um lugar com equipes e tecnologias para o atendimento urgente, se necessário.
Recebendo informações sobre o tempo de recuperação e restrições pós-operatórias
Boa parte do cuidado após a cirurgia é feito em casa, por isso é importante que na consulta com cirurgião plástico todas as informações sejam passadas para que o paciente tenha o tratamento adequado.
Vendo exemplos de resultados anteriores do cirurgião
É fundamental para alinhar expectativas reais e não existirem frustrações após o procedimento.
O que fazer após a consulta com o cirurgião plástico?
Refletindo sobre a consulta e considerando todas as informações
O paciente precisa ter a noção de quais são os seus direitos e deveres com o procedimento, além de ter a liberdade de escolha.
Decidindo se a cirurgia é a escolha certa para você
Contar com um profissional disponível para esclarecer as dúvidas é fundamental, principalmente para ter mais segurança na hora de realizar a cirurgia.
Agendando a data da cirurgia e seguindo as instruções do cirurgião antes do procedimento
Quando a decisão pela cirurgia foi tomada, na OC Clinic realizamos pelo menos mais três consultas além da consulta com cirurgião plástico.
Duas consultas pré-operatórias: uma com um psicólogo, para entender a consciência de cada paciente e alinhar expectativas, e outra com uma nutricionista, para informar sobre alimentação anti-inflamatória e manutenção do peso.
Última consulta: três meses após a cirurgia, o paciente terá uma consulta com a especialista para saber como realizar a manutenção dos resultados e os cuidados a seguir.
Outro diferencial da OC Clinic é o atendimento com a fisioterapeuta dermatofuncional, responsável pela drenagem por até 60 dias após a cirurgia. Isso, claro, além da consulta com cirurgião plástico.
Fonte: