Ambas as cirurgias são realizadas com o intuito de remover o excesso de gordura corporal, mas a lipoaspiração descarta o tecido adiposo, enquanto a lipoescultura o reaproveita
Atualmente, as cirurgias plásticas corporais com intuito de remover o excesso de gordura estão entre as mais procuradas pelos brasileiros, sendo muito comum haver dúvidas sobre a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura.
Os dois procedimentos têm nomes semelhantes, e as técnicas são iguais até determinado momento, mas há uma significativa diferença entre lipoaspiração e lipoescultura, especialmente no que diz respeito à sua indicação e aos resultados alcançados. Entenda melhor a seguir.
Qual a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura?
Em resumo, a principal diferença entre lipoaspiração e lipoescultura está no uso da gordura removida: enquanto a lipoaspiração consiste apenas na aspiração da gordura localizada, o procedimento de lipoescultura reaproveita esse tecido — que é injetado novamente no corpo do paciente, dando volume a outras áreas.
Outros importantes detalhes que nos permitem entender a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura são:
Técnica cirúrgica
A lipoaspiração é realizada a partir de pequenas incisões por onde o cirurgião insere uma cânula que realiza movimentos que desprendem e aspiram a gordura localizada, descartando-a em seguida. A lipoescultura utiliza a mesma técnica para aspirar a gordura, mas ela não é descartada: nesse caso, o tecido é reutilizado para esculpir e modelar outras áreas do corpo.
Objetivos dos procedimentos
Ambas as cirurgias plásticas têm como objetivo a promoção dos contornos corporais, mas a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura é que a primeira visa apenas reduzir o volume de gordura localizada de uma região, enquanto a segunda técnica promove a redução de algumas áreas e o aumento de outras, por meio do enxerto de gordura.
Indicação
Tanto a lipoaspiração como a lipoescultura têm o objetivo de redefinir os contornos corporais do paciente. Mas, como mencionado, a lipoaspiração consiste apenas na remoção da gordura localizada em determina área, enquanto a lipoescultura reaproveita essa gordura para preencher outras regiões do corpo (como glúteos ou coxas). Ambos os procedimentos exigem que o paciente apresente:
- Índice de massa corporal dentro do ideal para a cirurgia (entre 25 e 28 kg/m²);
- Boa elasticidade da pele;
- Rotina de atividades físicas já estabelecida;
- Condições de saúde ideais, sem a presença de doenças que possam comprometer sua recuperação;
- Hábitos de vida saudáveis, com dieta equilibrada.
Contraindicações
Nenhuma das cirurgias é indicada para quem deseja emagrecer. Além disso, ambas têm em comum a necessidade de o paciente apresentar boas condições de saúde para se submeter ao procedimento, sem doenças pré-existentes que aumentem o risco cirúrgico do indivíduo.
Tempo de internação
O tempo de internação necessário para a realização da lipoaspiração e da lipoescultura é de, pelo menos, 24 horas. No entanto, isso não é uma regra, e o paciente pode ter que ficar mais ou menos tempo internado, dependendo das características de seu caso.
Pós-operatório
Tanto a lipoaspiração como a lipoescultura demandam cuidados pós-operatórios semelhantes, que incluem principalmente:
- Repouso de aproximadamente uma semana;
- Não fazer exercícios físicos até liberação médica;
- Utilizar os medicamentos analgésicos receitados pelo cirurgião plástico;
- Utilizar cinta pelo período indicado pelo especialista.
Tempo para observação dos resultados
Nas duas cirurgias, é necessário aguardar algumas semanas para observar os resultados. Isso porque é esperado que o paciente fique inchado logo após o procedimento, demorando cerca de 3 semanas a 4 meses para que seja possível ver os resultados tanto da lipoaspiração como da lipoescultura.
Qual o melhor procedimento para mim: lipoaspiração ou lipoescultura?
Mesmo conhecendo a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura, é comum que as pessoas ainda fiquem com dúvidas em relação a qual procedimento é mais indicado para seu caso. A resposta para essa questão, entretanto, é: depende. Ambos os procedimentos são seguros e eficazes para atingir os resultados a que se propõem, e o procedimento ideal deve ser escolhido de acordo com os objetivos do paciente.
A importância de operar-se com um cirurgião plástico certificado
Um cirurgião plástico devidamente certificado detém conhecimento aprofundado não apenas sobre a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura, mas sobre todos os demais aspectos que envolvem essas duas intervenções. Esse profissional poderá orientar o paciente no que diz respeito ao método mais adequado às suas necessidades, conduzindo o tratamento de maneira eficiente para alcançar os objetivos do paciente.
Fontes: