Saiba mais sobre o procedimento que reaproveita a gordura localizada para melhorar o aspecto de outras regiões do corpo
Com um procedimento muito parecido com a lipoaspiração convencional, a lipoescultura corporal retira a gordura extra de uma região e a reaproveita em outra para melhorar o contorno corporal e aumentar o volume.
Antes de injetar a gordura, ela é tratada e existe todo um plano de cirurgia para valorizar as duas regiões do corpo: a que a gordura foi retirada e a que ela será realocada.
Essa possibilidade da lipoescultura corporal faz com que o corpo possa ficar mais definido, ou escultural, de um jeito mais natural, já que é a gordura do próprio corpo que será utilizada em outra região. Entenda como funciona o procedimento, quais são os benefícios e possíveis resultados alcançados.
Como funciona a lipoescultura corporal?
Com a remoção da gordura localizada de pequenas áreas corporais, a lipoescultura corporal alia a lipoaspiração com o reaproveitamento da gordura em lugares que podem se beneficiar de uma maior concentração da gordura. Algumas das áreas do corpo que mais costumam ser relacionadas com a lipoescultura corporal são:
- Glúteos;
- Coxas;
- Bochechas;
- Panturrilha.
Em geral, a duração da cirurgia está relacionada com a quantidade de áreas que serão afetadas pela retirada e inserção de gordura. O tempo médio mais utilizado é de uma a duas horas de procedimento, sendo que geralmente a internação não é necessária.
Passo a passo da lipoescultura corporal
- Primeiro, o médico cirurgião plástico marca na pele as regiões em que a gordura será removida e inserida
- A anestesia local é aplicada e um pequeno corte na pele é feito
- A gordura que estava em excesso é aspirada
- Com a gordura já fora do corpo, ela é centrifugada para a separação entre gordura e sangue
- Já tratada, a gordura é inserida nos locais pré-determinado em pequenas quantidades e modela a nova região
Para quem a lipoescultura corporal é indicada?
Essa é uma técnica mais recomendada para pessoas com gordura localizada, já que pequenas quantidades dessas células de gordura são retiradas para melhorar o contorno de outro local do corpo de forma estratégica.
Por serem quantidades pequenas de gordura, a lipoescultura corporal é mais recomendada para quem está perto do seu peso ideal e busca remodelar o corpo de forma mais rápida ou que não conseguiu retirar o excesso de gordura localizada de maneira natural.
Resultados e benefícios da lipoescultura corporal
A valorização da silhueta, o bem-estar e a autoestima dos pacientes costumam ser os principais benefícios resultantes dessa cirurgia. Mas, além disso, também existem alguns benefícios mais específicos desse tipo de intervenção.
- Como é utilizada a própria gordura do paciente para a valorização de outras partes do corpo, não é necessário o uso de nenhuma prótese artificial que possa ser rejeitada pelo corpo;
- É possível realizar o procedimento em diferentes partes do corpo, ou seja, a gordura retirada de um local pode ir para vários outros;
- Dois procedimentos são feitos de uma só vez, otimizando os resultados e diminuindo os riscos para o paciente;
- As cicatrizes são discretas e ficam em lugares pouco expostos.
Riscos e complicações da lipoescultura corporal
Os principais riscos dessa cirurgia estão relacionados com dores, hematomas e possíveis infecções. Os seromas, líquidos acumulados bem próximos ao local da cicatriz, e pequenos sangramentos também podem acontecer após a cirurgia.
Também existe a possibilidade de alguma reação alérgica à anestesia, mas são situações menos comuns na lipoescultura corporal.
Cuidados pós-operatório e preparação para a lipoescultura corporal
Antes da lipoescultura, é importante ter os cuidados básicos com a alimentação, manter bons hábitos e estar com o psicológico saudável e alinhado com as expectativas do resultado da cirurgia.
Após o procedimento da lipoescultura corporal, o paciente deverá seguir as recomendações médicas, que envolvem repouso, uso de malhas cirúrgicas, cuidar da cicatrização e fazer breves caminhadas para evitar a formação de coágulos nos membros inferiores.
Com cerca de quatro meses após a lipoescultura corporal, o paciente já será capaz de ver algo bem próximo do resultado dessa cirurgia com a diminuição do inchaço.
Fonte:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica