Conheça as principais técnicas da cirurgia plástica que retira o excesso de gordura e define o corpo
A lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais conhecidas e buscadas nos dias de hoje. Sua principal característica é a remoção dos excessos de gordura localizada. Sejam quais forem os tipos de lipoaspiração, a tendência é que a cirurgia continue, em 2023, a ser um dos procedimentos mais realizados no Brasil.
A remoção da gordura localizada é feita por meio de uma cânula, um instrumento que se parece com um canudo. Assim, é possível não apenas remover o excesso de tecido adiposo, como modelar a parte do corpo em que o procedimento está sendo realizado. No entanto, é importante ter em mente que a remodelação é o principal objetivo da lipoaspiração, e não o emagrecimento.
Nesse contexto, dependendo da forma como a gordura é removida, dos equipamentos utilizados e da parte do corpo em que o procedimento é feito, existem diversos tipos de lipoaspiração. Sendo assim, conheça, nesta publicação, os principais tipos de lipoaspiração realizados em 2023.
Tipos de lipoaspiração mais procurados em 2023
Como dito, existem diversos tipos de lipoaspiração, que são recomendados de acordo com a demanda do paciente. Neste ano, os principais tipos são:
- Lipoaspiração tradicional;
- Lipo LAD (ou Lipo HD);
- Lipoescultura;
- Vibrolipoaspiração;
- Lipoaspiração ultrassônica (Vaser Lipo);
- Mini-lipo.
Lipoaspiração tradicional
A lipoaspiração tradicional é o método mais convencional e praticado da cirurgia plástica. Com o paciente sob anestesia, são feitas pequenas incisões por meio das quais é inserida uma solução líquida para mudar a textura da gordura localizada e controlar o sangramento. Em seguida, são inseridas pequenas cânulas que, por meio da sucção, retiram as células de gordura.
Dos tipos de lipoaspiração, a tradicional é indicada para pessoas que desejam melhorar o contorno corporal. A cirurgia pode ser realizada no abdômen, nos flancos, dorso, coxas, culotes, joelhos, braços e pescoço.
Lipo LAD (ou lipo HD)
A lipoaspiração em alta definição, também chamada de Lipo LAD ou Lipo HD, consiste na aspiração de camadas de gordura com maior precisão, possibilitando melhor definição não apenas do contorno da área, mas também da musculatura do paciente.
Na Lipo LAD, as cânulas são geralmente mais estreitas que as da lipoaspiração tradicional, o que possibilita maior controle e precisão do cirurgião na execução da aspiração. Essa característica também ameniza riscos de complicações. Pode ser realizada nas mesmas áreas do corpo possíveis para a lipoaspiração tradicional.
Lipoescultura
Dos tipos de lipoaspiração, a lipoescultura é muito requisitada por pacientes que desejam uma modelagem mais volumosa de algumas partes do corpo, como os glúteos e os seios. Isso porque, na lipoescultura, parte da gordura removida é preparada e recolocada nessas áreas para melhorar o volume e definir seu contorno, ou seja, literalmente as “esculpindo”.
Vibrolipoaspiração
Entre os tipos de lipoaspiração, a vibrolipoaspiração é a mais indicada para pessoas com fibroses ou com gorduras muito espessas, encontrada principalmente quando o paciente já se submeteu a outras lipoaspirações. Isso porque o procedimento costuma ser mais rápido e causar menos complicações que os outros tipos de lipoaspiração.
A vibração proporcionada pela cânula do equipamento de vibrolipoaspiração permite uma penetração mais eficiente na camada de gordura, facilitando a retirada do excesso com menos sangramentos e traumas no corpo.
Lipoaspiração ultrassônica (Vaser)
A lipoaspiração ultrassônica, também chamada de Vaser lipo, por ser o nome do equipamento utilizado, é realizada por meio de ondas de alta frequência que atuam na quebra das células de gordura, facilitando sua posterior aspiração. Dos tipos de lipoaspiração, é muito indicado para obter maior definição e suavidade do contorno corporal e uma melhor recuperação.
A tecnologia Vaser pode ser utilizada em procedimentos de lipoaspiração e lipoescultura, e é bastante segura, podendo ser associada a outras cirurgias, como a mamoplastia e a abdominoplastia.
Mini-lipo
Também conhecida como lipo light ou hidrolipo, essa técnica de cirurgia retira a gordura em períodos espaçados e em menores quantidades. Nessa situação, o médico utiliza anestesia local e foca em lugares específicos do corpo, como cinturas e papadas, nome popular ao excesso de gordura que fica abaixo do queixo.
Esse tipo de procedimento, no entanto, não é muito realizado, uma vez que, apesar de parecerem mais simples, têm resultados mais limitados e podem ter a recuperação tão ou mais incômoda do que as lipoaspirações tradicionais.
Onde fazer uma lipoaspiração?
Para realizar qualquer um dos tipos de lipoaspiração, é importante encontrar uma clínica com profissionais capacitados e experientes, que atendam às necessidades dos pacientes de forma individualizada, com boas opções de tratamento que ofereçam segurança, boa recuperação e resultados satisfatórios.
A OC Clinic é uma clínica de cirurgia plástica com foco em tratamentos de alto padrão e atendimento de excelência ao paciente na realização de diversos procedimentos, como a lipoaspiração. É uma das pioneiras em Manaus na realização de alguns tipos de lipoaspiração, como a Lipo LAD e a tecnologia Vaser, além de possibilitar a associação do tratamento com outras tecnologias, como Morpheus e Renuvion.
Fontes: