A abdominoplastia é uma das cirurgias plásticas voltadas à definição do contorno corporal ao permitir a remoção do excesso de flacidez do abdômen. Veja como ela é feita
A abdominoplastia é a cirurgia plástica recomendada para remoção da flacidez abdominal ao viabilizar a retirada cirúrgica do excesso de pele na região.
Quantos quilos vou emagrecer com a abdominoplastia?
Ao avaliar a realização da abdominoplastia é importante ter consciência de que o procedimento não visa a perda de peso e esse tipo de cálculo não é realizado no pré-operatório.
No tratamento é possível perder parte do volume abdominal devido à remoção do excesso de pele e ter o abdômen esteticamente mais compatível com o restante do corpo.
A abdominoplastia deixa cicatriz muito grande?
A cicatriz da abdominoplastia tradicional consiste em um “T” invertido. A incisão vertical é realizada na linha central do abdômen, circunda o umbigo e se encontra com a incisão horizontal localizada acima do púbis, na mesma linha da cesárea em mulheres.
Na mini abdominoplastia, por sua vez, o procedimento concentra-se na flacidez logo acima do púbis, sendo realizada apenas a incisão horizontal.
Em quanto tempo terei resultado definitivo da abdominoplastia?
O resultado da abdominoplastia demora alguns meses, sendo necessário aguardar a melhora do edema e dos hematomas comuns no pós-operatório.
Além disso, para falar em resultado definitivo é importante aguardar a cicatrização, sendo estipulado um período de 12 a 18 meses para ter uma estética mais consistente.
Na cirurgia abdominal será feito um umbigo novo?
Na abdominoplastia a incisão cirúrgica circunda o umbigo, mas não é feito um novo umbigo, sendo que ele mantém a estética prévia.
A abdominoplastia corrige o excesso de gordura na região do estômago?
O foco da abdominoplastia é a remoção do excesso de pele, sendo que os depósitos de gordura, principalmente aqueles responsáveis pelo efeito “pochete”, podem não ser removidos no tratamento.
Os resultados dependem diretamente das possibilidades da técnica, de acordo com o caso. Para pacientes com tronco mais longo, os resultados podem ser mais satisfatórios.
Caso o excesso de gordura continue a ser um incômodo após a abdominoplastia, a recomendação é realizar uma lipoaspiração posteriormente.
Poderei ter filhos após plástica no abdômen?
A plástica no abdômen não impede o desenvolvimento normal de uma gestação, entretanto, os resultados da cirurgia plástica podem ser perdidos caso a paciente apresente ganho de peso significativo, seja decorrente da gravidez ou não.
O pós-operatório da abdominoplastia é dolorido?
É comum sentir desconforto físico no pós-operatório de qualquer procedimento cirúrgico. No caso da abdominoplastia, esse incômodo é mais comum nos três primeiros dias e ameniza posteriormente.
As dores são controladas com medicação analgésica prescrita pelo cirurgião plástico responsável.
Há riscos na abdominoplastia?
A abdominoplastia apresenta riscos como outras cirurgias plásticas. Eles incluem:
- Formação de edema, hematomas e seroma;
- Infecções;
- Sangramentos;
- Abertura dos pontos;
- Necrose da pele;
- Trombose venosa profunda;
- Perfuração de órgãos.
Os riscos são significativamente menores quando o tratamento é realizado com um cirurgião plástico de confiança e especializado, e devem ser informados ainda no pré-operatório.
Que tipo de anestesia é utilizado na cirurgia?
A abdominoplastia é realizada com anestesia geral ou bloqueio (raqui ou peridural).
Quanto tempo dura a cirurgia?
O tempo para realização da plástica do abdômen varia entre duas e três horas, a depender da extensão do procedimento.
Na abdominoplastia, qual o período de internação?
Em geral, o paciente permanece internado pelo período de 24 horas para observação, podendo ser maior caso haja alguma intercorrência.
São utilizados curativos na plástica de abdômen?
São utilizados curativos após a abdominoplastia, mas eles são retirados dentro de um dia, em média.
É utilizado dreno na abdominoplastia? Dói para retirá-lo?
O uso do dreno após a abdominoplastia não é um consenso entre especialistas. Alguns profissionais optam pelo uso para prevenir o acúmulo de líquidos responsável pelo seroma.
Devido à dormência no local operado, a remoção do dreno não é dolorida.
Quando são retirados os pontos da cirurgia de abdômen?
Como em outras cirurgias plásticas, os pontos da abdominoplastia costumam ser removidos em 15 dias após o procedimento.
Após a cirurgia, quando poderei tomar banho completo?
Em geral, a paciente é liberada para tomar banho no dia seguinte à cirurgia do abdômen, mas alguns especialistas indicam esperar mais alguns dias para manter o uso contínuo da cinta pós-cirúrgica.
A drenagem linfática é necessária após a cirurgia abdominal?
Sim, após a abdominoplastia as sessões de drenagem linfáticas devem ser iniciadas em alguns dias, conforme indicação médica.
A técnica ajuda a acelerar a recuperação ao reduzir edemas, hematomas e a retenção de líquidos, além de contribuir na eliminação de toxinas e boa cicatrização dos tecidos.
Recomendações pré-operatórias
No pré-operatório da abdominoplastia são recomendadas algumas etapas para segurança e eficácia do tratamento, como:
- Realização dos exames pré-cirúrgicos, incluindo de sangue, urina e cardíacos;
- Realizar avaliação com psicólogo e anestesista;
- Interrupção do tabaco, no mínimo, dois meses antes;
- Interrupção de medicamentos para emagrecer ou que contenham ácido salicílico.
Recomendações pós-operatórias
No pós-operatório da abdominoplastia recomenda-se seguir todas as indicações da equipe médica, incluindo:
- Repouso de sete a 15 dias;
- Uso de cinta pós-operatória de 30 a 60 dias, removendo apenas para tomar banho;
- Sessões de drenagem linfática;
- Uso da medicação prescrita;
- Alimentação balanceada e rica em fibras para prevenir gases;
- Boa ingestão de água;
- Não fazer esforço por cerca de 30 dias;
- Fazer leves caminhadas em casa para prevenir a trombose;
- Evitar tomar sol na região operada por 30 dias.
Passo a passo da abdominoplastia
Na abdominoplastia é, inicialmente, aplicada a anestesia. Após a limpeza do local, o cirurgião faz a incisão cirúrgica, geralmente começando pela horizontal e depois a vertical, passando pelo umbigo.
Com os músculos abdominais visíveis, é feita a sutura da musculatura em casos nos quais a correção da diástase é necessária.
O excesso de pele e gordura é então estirado e removido pela incisão horizontal e é feita a colocação dos drenos nos casos em que eles serão usados. É realizado o fechamento da incisão com curativos e é colocada a cinta pós-cirúrgica ainda no centro cirúrgico.
Tipos de abdominoplastia
A abdominoplastia pode ser realizada com diferentes técnicas, como a tradicional, que inclui a incisão em T invertido; a mini abdominoplastia, com incisão apenas horizontal; e a abdominoplastia extensa, com incisão maior para remoção da flacidez das laterais, quadris e lombar.
Abdominoplastia e lipoaspiração: quais as diferenças?
A abdominoplastia é indicada para remoção do excesso de pele, enquanto a lipoaspiração é recomendada para amenizar depósitos de gordura localizada.
Uma opção é fazer as cirurgias conjuntamente, sendo então chamada de lipoabdominoplastia.
Quanto custa uma abdominoplastia?
Os custos relativos a uma abdominoplastia envolvem o tipo de cirurgia a ser feito — que pode ser a abdominoplastia circular total ou em âncora. Soma-se a esse fato a necessidade de o procedimento vir a ser acompanhado de uma lipoaspiração para potencializar os resultados.
Na OC Clinic, por exemplo, a lipoaspiração combina o uso de Jato de Plasma, como Renuvion ou Ultrassom Cirúrgico, como o Vaser. Logo, tais pontos contribuem na precificação da abdominoplastia.
Os custos da abdominoplastia incluem ainda os honorários do cirurgião plástico, anestesista, centro cirúrgico, leito hospitalar e equipe médica e a fisioterapia pós-operatória.
Entretanto, por determinação do Conselho Regional de Medicina valores só podem ser informados diretamente ao paciente e posterior consulta médica.
Quando a abdominoplastia é indicada?
A abdominoplastia é indicada para correção do excesso de flacidez abdominal, especialmente em pacientes com perda significativa de peso, como pós-bariátrica, pessoas que sofrem com efeito sanfona, mulheres após múltiplas gestações, pessoas com diástase abdominal e quem tem tendência à flacidez no abdômen.
Existem contraindicações à cirurgia?
A abdominoplastia é contraindicada para pacientes que não estejam no peso ideal, que tenham problemas de saúde crônicos sem controle, como diabetes, cardiopatias ou hipertensão, pacientes com doenças autoimunes e fumantes.
Como escolher um profissional capacitado para fazer a abdominoplastia?
A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que deve ser realizada por um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e em ambiente hospitalar.
Além disso, é importante considerar a infraestrutura e suporte da clínica. Na OC Clinic, em Manaus, além das consultas com o Dr. Israel Oliveira, o paciente tem consulta psicológica inclusa, suporte do serviço de Concierge para orientação das etapas pré-operatórias e grupo de acompanhamento pós-operatório.
Entre em contato conosco e marque uma consulta para tirar dúvidas sobre esse e outros procedimentos.
Fontes: