Lipoaspiração é um procedimento indicado para perder depósitos de gordura localizada. Saiba como a técnica é realizada e cuidados antes e depois da lipo
A lipoaspiração é o procedimento indicado para remoção de depósitos de gordura localizada mais difíceis de remover apenas com base em exercícios e alimentação, contribuindo na estética e contorno corporal. A técnica pode ser aplicada ainda na papada, aliado na melhoria da autoestima de homens e mulheres.
Entender os pormenores da lipoaspiração é fundamental para decidir sobre o tratamento com informações sobre o pré e pós-operatório e a execução do procedimento.
Lipoaspiração: quais as diferenças para a lipoescultura?
É comum que, ao ponderar sobre a realização de uma lipoaspiração, os pacientes tenham dúvidas entre o tratamento e a opção pela lipoescultura. Afinal, quais as diferenças entre eles?
A lipoaspiração é uma cirurgia plástica única, na qual é feita a remoção dos depósitos de gordura. Já a lipoescultura é uma técnica conjunta entre lipoaspiração e lipoenxertia.
Dessa forma, a gordura removida é purificada dentro do próprio centro cirúrgico para ser reaplicada em um local que se avalia que precisa de mais volume, como mamas, glúteos, lábios e outros.
Quem são os melhores candidatos para a lipoaspiração?
Inicialmente é preciso ter consciência de que a lipoaspiração não é um tratamento indicado para perder peso ou emagrecer. Os melhores candidatos ao tratamento incluem:
- Pessoas dentro da faixa de peso ideal e bom IMC;
- Pessoas que têm uma rotina consolidada de alimentação saudável e prática de exercícios físicos;
- Pessoas com mais de 18 anos;
- Pessoas com bom tônus muscular e sem flacidez na região a ser tratada;
- Pacientes em bom estado de saúde e sem doenças crônicas sem controle;
- Pacientes realistas quanto aos resultados do tratamento.
Esses aspectos são avaliados pelo cirurgião plástico responsável durante o pré-operatório para verificar se o tratamento é, de fato, indicado.
Quantos litros de gordura são retirados na lipoaspiração?
O planejamento da lipoaspiração não é baseado na quantidade de gordura a ser removida durante a cirurgia plástica, mas entidades médicas, como a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), recomendam que a remoção se limite a até 7% do peso corporal.
Além disso, deve-se considerar o tipo de tecnologia usada. Com equipamentos tradicionais, é seguro remover até três litros de gordura, enquanto com o Vaser (Vibration Amplification of Sound Energy at Resonance) viabiliza-se a remoção de até sete litros com segurança.
Quais são as complicações da lipoaspiração?
A lipoaspiração é um procedimento invasivo e, como tal, apresenta riscos que devem ser apresentados ao paciente ainda no pré-operatório. Eles incluem:
- Hematomas;
- Inchaço;
- Seroma;
- Irregularidades na pele;
- Flacidez;
- Necrose da pele;
- Embolia pulmonar gordurosa;
- Trombose venosa profunda;
- Perfuração de vísceras.
A gravidade dos quadros varia, entretanto, o acompanhamento médico adequado e cuidados pós-operatórios são indispensáveis para prevenção.
Como é o pós-operatório da lipoaspiração?
O pós-operatório da lipoaspiração é indispensável na segurança do tratamento, redução dos riscos de complicações e bons resultados estéticos. As principais orientações incluem:
- Repouso de, em média, três a sete dias, a depender da extensão do tratamento;
- Uso de cinta elástica;
- Uso da medicação prescrita;
- Aplicação de compressas frias para amenização do inchaço;
- Evitar posições de repouso que incidam peso no local operado;
- Beber muita água e ter uma alimentação balanceada e saudável;
- Higienizar e secar bem o local da incisão cirúrgica;
- Evitar esforços físicos conforme orientação do especialista.
Apesar dos desconfortos comuns em qualquer pós-operatório, a lipoaspiração não é uma cirurgia plástica particularmente dolorosa, sendo de rápida recuperação quando os cuidados são realizados corretamente.
Qual a anestesia usada na lipoaspiração?
A anestesia usada na lipoaspiração pode variar de acordo com as especificidades do caso, sendo comum o uso da anestesia geral ou local com sedação.
Quando terei o resultado definitivo após a lipoaspiração?
Os resultados definitivos da lipoaspiração ficam evidentes quando o inchaço e hematomas pós-cirúrgicos regridem totalmente, o que pode levar alguns meses, a depender da tendência individual, da extensão da cirurgia e dos cuidados pós-operatórios.
O ganho de peso após a lipoaspiração pode comprometer os resultados obtidos com o tratamento.
Como funciona a avaliação da lipoaspiração?
Na avaliação da lipoaspiração o especialista vai considerar diferentes fatores para determinar se o paciente é um bom candidato ao procedimento, incluindo:
- Histórico médico pessoal;
- Histórico familiar;
- Motivações do paciente;
- Expectativas com o tratamento;
- Queixas existentes.
A partir desses fatores verifica-se se a intervenção é segura e adequada para atender as demandas e expectativas existentes em relação a ela.
Como é realizado o procedimento?
A lipoaspiração deve ser realizada em ambiente hospitalar por médico especialista em cirurgia plástica e que esteja devidamente inscrito na SBCP.
É feita a aplicação da anestesia, conforme definição do médico e anestesista responsável. Em seguida, são feitas pequenas incisões de cerca de 1 cm pelas quais é inserida uma solução tumescente (soro fisiológico + adrenalina) que ajuda na redução do sangramento, redução do trauma e descolamento das células adiposas do tecido adjacente.
Para esse descolamento são realizados movimentos de vai-e-vem com uma cânula e, em seguida, o tecido adiposo é aspirado.
Quanto custa uma lipoaspiração?
Os custos da lipoaspiração vão depender de diferentes fatores, incluindo: honorários do cirurgião plástico, anestesista, equipe médica, centro cirúrgico e leito hospitalar. Somado a isso, na OC Clinic tecnologias complementares como o Vaser, Renuvion e o Venus Legacy são comumente utilizadas, sem deixar de mencionar o acompanhamento pós-operatório com a equipe multidisciplinar e com a fisioterapeuta.
Para valores é fundamental consulta prévia e análise clínica individualizada, assim como determina o Conselho Federal de Medicina (CFM).
Como é o pré-operatório do procedimento?
O pré-operatório da lipoaspiração inclui a consulta de avaliação e, posteriormente, as seguintes etapas:
- Exames pré-operatórios como de sangue, urina, cardiológicos e, por vezes, de imagem;
- Avaliação do cardiologista;
- Avaliação do anestesista;
- Avaliação psicológica;
- Planejamento cirúrgico;
- Pré-cirúrgico, incluindo jejum e interrupção de alguns medicamentos, conforme orientação médica.
Mais etapas podem ser necessárias de acordo com a avaliação realizada pelo cirurgião plástico responsável.
Existem diferentes tipos de lipoaspiração?
Sim, a lipoaspiração pode ser de diferentes tipos, como tradicional; mini lipo, na qual é realizada a remoção de depósitos menores, como da papada; e lipo HD, na qual é feita a remoção de tecido adiposo mais adjacente aos músculos para melhor contorno corporal.
A lipoaspiração é indicada se tenho flacidez no abdômen?
A lipoaspiração apresenta resultados mais satisfatórios quando o procedimento é realizado em regiões com bom tônus muscular. A flacidez abdominal pode resultar em irregularidades na pele.
Para quadros de excesso de pele no abdômen, o procedimento preferencial é a abdominoplastia.
É possível associar a lipoaspiração com outros procedimentos?
Sim, a lipoaspiração pode ser associada com diferentes cirurgias plásticas, caso haja a liberação e recomendação do cirurgião plástico, incluindo lipoenxertia, abdominoplastia, mamoplastia e cirurgias plásticas na face.
Quando fazer lipoaspiração para obter melhores resultados?
A lipoaspiração é mais indicada para pessoas que têm uma rotina de exercícios físicos regular e uma boa alimentação.
A técnica também vai entregar melhores resultados para pacientes que estejam com peso estabilizado e dentro dos valores ideais.
Como escolher a clínica de lipoaspiração?
A escolha da clínica de lipoaspiração é fundamental para um tratamento mais seguro e rápido e com resultados estéticos mais satisfatórios.
Na OC Clinic todas as etapas da cirurgia plástica são pensadas para garantir conforto, personalização e segurança aos pacientes. O Dr. Israel Oliveira é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e tem como foco cirurgias de contorno corporal, como a lipoaspiração.
Além disso, o suporte ao paciente inclui atendimento psicológico na própria clínica, serviço de Concierge para orientação em todas as etapas do pré-operatório e grupo de acompanhamento pós-operatório para comunicação facilitada com o especialista.
Entre em contato conosco e marque uma consulta para tirar dúvidas sobre esse e outros procedimentos.
Fonte:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)