Lipo HD entrega melhor contorno corporal, mas avaliação especializada do cirurgião plástico é fundamental para compreender indicações da técnica e garantir melhores resultados
A lipo HD, também conhecida como lipo LAD é um dos procedimentos cirúrgicos mais requisitados quando o assunto é contorno corporal. Entanto, a opção pela cirurgia plástica e, principalmente, a técnica cirúrgica adotada, deve ser baseada em uma avaliação especializada e não na influência de personalidades.
No Brasil, são realizadas cerca de 1,5 milhão de cirurgias plásticas anualmente, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), sendo relevante conhecer melhor o procedimento antes de endossar essas estatísticas. Saiba mais a seguir!
O que é lipo HD?
A Lipo HD (High Definition Liposuction), também chamada de Lipo LAD (Lipoaspiração de Alta Definição), é uma das técnicas cirúrgicas possíveis na realização da lipoaspiração.
Qual a diferença entre lipoaspiração e lipo HD?
A lipo HD difere-se da lipoaspiração tradicional devido ao uso de um equipamento que viabiliza a sucção do tecido adiposo mais superficial e adjacente aos músculos para melhorar o contorno corporal e a definição muscular, principalmente no abdômen.
Quem são os melhores candidatos para a lipo HD?
Os melhores candidatos à lipo HD são pacientes com pouca gordura corporal e que adotam uma rotina regular de exercícios físicos e alimentação balanceada.
Com uma estética próxima à desejada, o objetivo com a lipo HD é apenas valorizar o contorno dos músculos já definidos por meio dos hábitos estabelecidos.
Além disso, para ser um candidato à lipo HD é importante que o paciente esteja em bom estado de saúde, com doenças crônicas sob controle e tenha expectativas realistas com o tratamento.
Como funciona a avaliação da lipo HD?
Na avaliação da lipo HD o cirurgião plástico responsável vai considerar, por exemplo, o histórico pessoal do paciente, histórico familiar, motivações para o tratamento, insatisfações estéticas e expectativas com o tratamento.
Também se avalia o físico do paciente para compreender se a técnica de alta definição é que entregará melhores resultados ou se outra abordagem é mais satisfatória.
Como é o pré-operatório da lipo HD?
No pré-operatório da lipo HD, como ocorre em outras cirurgias plásticas, é importante passar por algumas fases, como:
- Avaliação psicológica;
- Exames de sangue, urina, cardíaco e de imagem;
- Avaliação com anestesista;
- Avaliação com cardiologista;
- Planejamento cirúrgico.
Em alguns casos, o cirurgião plástico pode recomendar que o paciente faça mudança de hábitos antes de recorrer à cirurgia, como melhorar a alimentação, começar a fazer exercícios, parar de fumar, entre outras.
Como é realizada a lipo HD?
A execução da lipo HD não difere significativamente da técnica tradicional. Inicialmente aplica-se a anestesia, que pode ser geral, raqui ou local com sedação.
Em seguida são feitas pequenas incisões pelas quais é aplicada a solução tumescente (soro fisiológico + adrenalina) para controle do sangramento. A cânula é então inserida e um equipamento de vibrolipo faz a cânula vibrar para descolar o tecido adiposo das estruturas adjacentes, emulsificando a gordura.
Devido à tecnologia mais moderna usada na lipo HD é possível contornar com mais detalhes os músculos, inclusive destacando os metâmeros, que são as linhas horizontais do abdômen que formam os “gominhos”.
O paciente recebe alta hospitalar entre 12 e 24 horas para iniciar a recuperação em casa.
Quantos litros de gordura são retirados?
Na lipo HD é comum que a gordura removida seja ainda menor do que na lipoaspiração tradicional, pois a proposta é justamente que o paciente já tenha menor gordura corporal. Ainda assim, segue a recomendação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica que estipula uma média de até 7% do peso corporal.
Existem diferentes tipos de lipo HD?
A lipo HD pode ser dividida de acordo com o local do corpo no qual o procedimento é realizado, como: abdômen, flancos, braços, costas, pernas e glúteos.
Além disso, é possível dividi-la em lipo de baixa, média e alta definição.
Lipo de baixa, média e alta definição
A lipo HD, por si só, já apresenta mais definição do que a lipoaspiração tradicional. Ainda assim é possível categorizá-la como de baixa, média ou alta definição, de acordo com as características do caso.
Em homens, por exemplo, é mais comum recorrer à alta definição para definir os gominhos do abdômen e dos braços.
Já nas mulheres, é mais comum a opção pela baixa ou média definição, destacando as linhas laterais e central dos músculos abdominais e sem contorno do braço, por exemplo.
Quais são os cuidados no pós-operatório?
Os cuidados pós-operatórios da lipo HD contribuem para a segurança e os resultados com o tratamento. Entre as orientações, destacam-se:
- Repouso de até uma semana;
- Uso de cinta elástica;
- Uso dos medicamentos;
- Beber muita água;
- Ter uma alimentação saudável no período;
- Não retomar as atividades físicas antes da liberação médica.
As recomendações são fundamentais para melhores resultados estéticos e também para minimizar as chances de complicações pós-operatórias.
Como lidar com os edemas no pós-operatório?
Os edemas (inchaço) são comuns no pós-operatório de qualquer cirurgia plástica. No caso da lipo HD, algumas recomendações para amenizá-los incluem a realização de compressas frias no local operado, repouso adequado e uso de cinta elástica nos primeiros dias após a cirurgia.
Quando os treinos são liberados após a operação?
Os treinos podem ser retomados em cerca de uma semana após a lipo HD, desde que em baixa intensidade. O aumento progressivo dos exercícios é possível conforme há a evolução do quadro.
Quais são as complicações da lipo HD?
A lipo HD apresenta riscos como qualquer outra cirurgia plástica, incluindo hematomas, edemas, seroma, irregularidades na pele, infecções, sangramentos, trombose venosa profunda, embolia pulmonar gordurosa e necrose da pele.
Para contornar os músculos, a lipo HD é realizada na camada mais superficial da pele, aumentando a suscetibilidade a danos em vasos sanguíneos que irrigam esses locais.
Quanto custa uma lipo HD?
Os custos da lipo HD variam de acordo com elementos como: honorários do cirurgião plástico, anestesista, equipe médica, centro cirúrgico e leito hospitalar.
É possível associar a lipo HD com outros procedimentos?
Sim, a lipo HD pode ser associada a cirurgias plásticas como abdominoplastia, mamoplastia e cirurgias faciais.
A lipo HD é indicada para quem tem flacidez no abdômen?
Não. No caso de flacidez abdominal a recomendação é optar pela abdominoplastia, que é a cirurgia indicada para remoção do excesso de pele. A técnica, entretanto, pode ser associada à lipoaspiração quando há depósitos de gordura localizada no local.
Quando fazer a lipo HD para obter melhores resultados?
A lipo HD é mais recomendada para pessoas que já têm um contorno corporal próximo do desejado e almejam apenas destacar os músculos.
Dessa forma, é mais indicada para quem está dentro do peso ideal e com uma rotina saudável de manutenção do peso e do físico.
Como escolher a clínica de lipo HD?
A escolha da clínica para realização da lipo HD é fundamental para um tratamento mais seguro e melhores resultados estéticos.
A OC Clinic é clínica referência em Manaus devido à experiência do cirurgião plástico Dr. Israel Oliveira, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e especializado em cirurgias de contorno corporal.
Na clínica, os pacientes têm acesso a um suporte personalizado desde o pré-operatório, incluindo atendimento psicológico, serviço de Concierge para orientação e grupo de acompanhamento pós-operatório para comunicação facilitada com o especialista.
Entre em contato conosco e marque uma consulta para tirar dúvidas sobre esse e outros procedimentos.
Fontes