A lipoescultura consiste em uma cirurgia plástica que reúne a lipoaspiração e a lipoenxertia. Saiba como a técnica é realizada e quais as indicações pré e pós-operatórias
A lipoescultura é uma cirurgia plástica voltada à definição do contorno corporal. Consiste na união entre a lipoaspiração e a lipoenxertia para um resultado estético mais satisfatório.
Qual a diferença entre lipoescultura e lipoaspiração?
Na lipoaspiração tradicional é feita a remoção dos depósitos de gordura localizada. Já na lipoescultura, parte das células adiposas é purificada no centro cirúrgico e reaplicada em outros locais do corpo.
Quem são os melhores candidatos para a lipoescultura?
São bons candidatos à lipoescultura pessoas que estejam com peso estabilizado e dentro do ideal, estejam em boa condição de saúde, com exames pré-operatórios dentro da normalidade e patologias crônicas controladas.
Além disso, é importante que o paciente tenha expectativas realistas com o tratamento.
Quantos litros de gordura são retirados?
O planejamento da cirurgia plástica não é realizado com base em quantidade de litros de gordura a serem removidos, entretanto, tem-se como diretriz da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) a remoção de até 7% do peso corporal em procedimentos de lipoaspiração.
Também é importante considerar o tipo de tecnologia usada. Com o Vaser (Vibration Amplification of Sound Energy at Resonance), por exemplo, que emulsifica a gordura, é possível remover até sete litros com segurança, enquanto outros equipamentos limitam a três litros.
Quais são as complicações da lipoescultura?
As complicações do pós-operatório da lipoescultura não diferem significativamente das demais cirurgias plásticas, incluindo:
- Edemas;
- Hematomas;
- Seroma;
- Infecção;
- Sangramentos;
- Irregularidades na pele;
- Trombose venosa profunda;
- Embolia pulmonar gordurosa;
- Necrose da pele;
- Perfuração de vísceras.
Tais riscos devem ser apresentados ao paciente ainda no pré-operatório visando uma tomada de decisão mais consciente e informada sobre o tratamento.
Como é o pós-operatório da lipoescultura?
O pós-operatório da lipoescultura demanda uma série de cuidados para minimizar as chances de complicações e entregar melhores resultados. Entre eles estão:
- Repouso de, em média, sete dias;
- Uso da medicação prescrita;
- Uso de cinta elástica por, em média, 30 dias;
- Boa hidratação diária;
- Fazer caminhadas leves para prevenir quadros de trombose;
- Sessões de drenagem linfática na região lipoaspirada.
Outros cuidados podem ser recomendados pela equipe médica de acordo com as particularidades do caso.
No caso de lipoescultura, quando a gordura é injetada em outro local, qual a quantidade que realmente fica?
Após a lipoenxertia já é esperado pelo médico responsável que parte da gordura autógena aplicada seja reabsorvida pelo organismo.
Não é possível estimar quanto exatamente de gordura vai permanecer no local, mas estima-se que a reabsorção pode envolver de 30% a 60% do enxerto.
Qual a anestesia usada na lipoescultura?
A lipoescultura pode ser realizada com anestesia local com sedação, geral ou raqui, a depender do local e extensão do procedimento.
Com a lipoescultura é possível aumentar os glúteos?
Sim, a lipoescultura pode ser utilizada para aumento dos glúteos, sendo que entre 40% e 60% da gordura autógena aplicada permanece no local, garantindo maior volume.
Posso me deitar sobre o enxerto feito pela lipoescultura?
Não. Durante a recuperação é importante que o paciente evite posições de repouso que incidam peso sobre o local operado, especialmente na região que recebeu o enxerto de gordura.
Posso fazer drenagem sobre o enxerto de gordura?
Não. A drenagem linfática pós-operatória é recomendada, entretanto, nos casos de lipoenxertia, a técnica deve ser restrita ao local no qual houve a aspiração da gordura e não no local do enxerto, sob risco de prejudicar os resultados, causando irregularidades na pele.
Em quais regiões posso fazer a lipoescultura?
A lipoescultura pode ser realizada em diferentes locais do corpo, de acordo com as preferências individuais.
A lipoaspiração, por exemplo, é comum em regiões como abdômen, flancos, braços, costas, glúteos e parte interna das coxas.
Já a enxertia é mais frequente em áreas como mamas, glúteos, panturrilha e lábios.
Existem contraindicações à lipoescultura?
As contraindicações da lipoescultura incluem principalmente pacientes com sobrepeso e obesidade, portadores de câncer, pessoas com doenças renais, doenças autoimunes (como lúpus), doenças da tireoide, diabetes, hipertensão ou problemas cardiovasculares.
Além disso, pacientes que tenham problemas crônicos na pele devem tratar a condição e ter um período de estabilidade antes de realizar a cirurgia plástica.
Como é o pré-operatório do procedimento?
O pré-operatório da lipoescultura não difere significativamente das recomendações para outras cirurgias e inclui:
- Avaliação psicológica;
- Avaliação cardíaca;
- Exames de sangue e de urina, como hemograma completo, coagulograma e outros;
- Exames de imagem, a depender do local operado;
- Avaliação com anestesista.
Caso esteja tudo bem, é realizado o planejamento cirúrgico no qual se avaliam quais as técnicas cirúrgicas usadas, locais das incisões e é agendada a data do procedimento.
Como a drenagem linfática beneficia o pós-operatório da lipoescultura?
A drenagem linfática é indicada no pós-operatório da lipoescultura no local que foi feita a lipoaspiração, pois ameniza a retenção de líquidos, edemas e hematomas, previne a formação de seroma e ajuda na recuperação ao beneficiar a eliminação de toxinas do organismo.
Qual a importância da cinta modeladora no pós-operatório da lipoescultura?
A cinta modeladora é indicada no pós-operatório da lipoescultura para preservar os locais lesionados durante a cirurgia, ajudando a conter movimentos, dar sustentação aos tecidos, estimular a circulação sanguínea e proteger o local operado.
Quando poderei retornar às atividades físicas?
O ideal é retornar aos exercícios após 30 dias, mas sempre com recomendação médica.
Quando a abdominoplastia deve ser associada à lipoescultura?
A abdominoplastia é a cirurgia plástica recomendada para remoção da flacidez abdominal, de forma que a associação com a lipoescultura pode ocorrer quando as queixas do paciente referem-se tanto aos depósitos de pele como de gordura no local e há o desejo de preenchimento de outra região.
Como escolher a clínica de lipoescultura?
Para escolher a clínica na qual será realizada a lipoescultura é fundamental atentar-se se o local atende às normas sanitárias vigentes, a qualificação dos profissionais e a infraestrutura.
A OC Clinic, em Manaus, conta com uma equipe completa encabeçada pelo Dr. Israel Oliveira e que conta com psicólogo próprio para atendimento dos pacientes no pré-operatório, serviço de Concierge para orientação nas etapas que precedem a cirurgia e grupo para acompanhamento pós-operatório, facilitando a comunicação com os profissionais da clínica.
O que avaliar antes de escolher o cirurgião plástico?
Antes de escolher o cirurgião plástico é importante avaliar se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e se tem foco no tratamento pretendido.
Na OC Clinic, por exemplo, o Dr. Israel Oliveira é especializado em cirurgias do contorno corporal, como a lipoescultura, e é membro titular da SBCP desde 2011.
Entre em contato conosco e marque uma consulta para tirar dúvidas sobre esse e outros procedimentos.
Fonte